Caracterização síntese:
A produção da Flor de Namorados de Fragosela é uma arte tradicional que caracteriza a aldeia de Fragosela, freguesia de Fragosela, do concelho de Viseu. É uma atividade artesanal produzida em papel, com uma identidade e simbologia muito particular e, como o próprio nome sugere, era oferecida entre jovens enamorados. Era nas romarias da região que os jovens assumiam o compromisso do namoro, aceitando a flor do seu pretendido, em que ele a prendia com um alfinete no peito da rapariga e ela a colocava no chapéu do rapaz.
Esta manifestação cultural foi transmitida de geração em geração, de forma oral, pela observação e mediante a prática quer por homens quer por mulheres.
Hoje em dia, a flor de Namorados mantém a mesma simbologia do amor, mas o contexto mudou: já não é comercializada nas romarias, nem colocada no chapéu ou ao peito, marcando um compromisso.
Porém, independentemente das circunstâncias em que é comprada, o simbolismo permanece, é sempre oferecida a alguém especial, com o intuito de manifestação de amor, afeto, amizade ou gratidão.