Ficha de Investigador

SILVA PICÃO, José da

  • Denominação: SILVA PICÃO, José da
  • Nascimento: Santa Eulália,10/03/1859
  • Óbito: ,18/05/1922
  • Biografia:
    • José da Silva Picão nasceu em Santa Eulália, concelho de Elvas, a 10 de março de 1859 e morreu a 18 de maio de 1922.

      Originário de uma família rural de agricultores, cedo se familiarizou com a atividade agrícola, com os usos e costumes da sua região. Autodidata, sem uma instrução prévia, foi lavrador, etnógrafo e escritor. Os seus interesses pautaram-se por questões culturais e sobretudo literárias, a partir das quais privilegiou o estudo do contexto agrícola e pecuário, demonstrando um conhecimento efetivo do contexto rural do Alto Alentejo, designadamente do Concelho de Elvas. A par de outros etnógrafos locais, o seu contributo para o estudo das tradições, usos e costumes das comunidades rurais foi fundamental para a caracterização da expressão etnográfica regionalista que se verificou na primeira metade do século XX.

      Enquanto escritor e etnógrafo colaborou a partir de 1891, no periódico O Elvense, com o pseudónimo de João Chaparro, no qual publicou uma resenha de artigos intitulados de Através dos Campos. Escreveu, em 1894, o estudo intitulado A caminho da cegonha, no qual abordou as questões relacionadas com a escassez de água na aldeia alentejana de Santa Eulália e a tradição local de se retirar a água dos poços com auxílio de um chocalho.

      O reconhecimento do seu trabalho, destacando-se o impulso do etnógrafo António Tomás Pires, contribuiu para que se estabelecessem intercâmbios literários com algumas figuras proeminentes da época, nomeadamente José Leite de Vasconcelos e Rocha Peixoto. Foi colaborador da revista Portugália, na qual publicou vários artigos subordinados ao título Etnografia do Alto Alentejo (concelho de Elvas).

      Através do editor António José Torres de Carvalho iniciou a compilação de toda a informação que tinha produzido sobre a realidade local e a sua edição em volumes (1903, 1905, 1922). Em 1903 editou a sua obra de referência Através dos Campos - Usos e costumes agrícola alentejanos (concelho de Elvas), a qual consiste numa importante e inovadora abordagem etnográfica sobre a agricultura no Alentejo, constituindo um contributo essencial para a história económica e social desta região.


      Nota bibliográfica elaborada pelo DPI/IMC com base na seguinte bibliografia:

      PICÃO, Silva [1903 (1983)], Através dos campos. Usos e costumes agrícola-alentejanos (Concelho de Elvas), Lisboa, Publicações Dom Quixote, Colecção Portugal de Perto.

      GAMA, Eurico (1973), “Quatro cartas de José Silva Picão para Rocha Peixoto e uma para Dr. Manuel Monteiro”. Boletim Cultural da Póvoa do Varzim, Vol XII, n.º1, Póvoa do Varzim. Câmara Municipal da Povoa do Varzim.

Secretário de Estado da Cultura Direção-Geral do Património Cultural
Logo Por Lisboa Logo QREN Logo FEDER