Ficha de Investigador

RIBAS, Tomás

  • Denominação: RIBAS, Tomás
  • Nascimento: Alcáçovas,20/06/1918
  • Óbito: Lisboa,21/03/1999
  • Biografia:
    • Tomás Emídio Leopoldo de Carvalho Cavalcanti de Albuquerque Schiappa Pectra Sousa Ribas nasceu em Alcáçovas, Viana do Alentejo, a 20 de junho de 1918 e morreu em Lisboa, a 21 de março de 1999.

      Formou-se em Estudos Hispânicos pela Universidad Internacional de Santander (Espanha), tendo igualmente formação em Dança e Coreografia pelo Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Alice Turnay, Ivo Crammer e Barbara Thiel. Foi bolseiro de várias instituições prestigiadas no âmbito da dança e teatro, designadamente, pelo Instituto de Alta Cultura (Ópera de Paris e Archives Internationales de la Danse – Paris), pelo extinto Ministério do Ultramar, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Ministério da Educação e Cultura de Espanha e do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

      Desenvolveu atividade no jornalismo, tendo sido considerado como um dos melhores publicistas e críticos portugueses de “Ballet” e de Teatro. Esteve ligado a movimentos teatrais de vanguarda e realizou encenação coreográfica e teatral em diversas instituições artísticas. Lecionou no Teatro Nacional de S. Carlos, no Instituto Superior de Novas Profissões e na Escola de Turismo do Algarve. Foi Delegado da Secretaria de Estado da Cultura, no Algarve (1977 e 1986), e integrou a Comissão Instaladora da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O seu percurso artístico contribuiu de forma inequívoca para o seu interesse e investigação no domínio etnográfico, no qual Tomás Ribas privilegiou o estudo das danças tradicionais populares, numa análise sistemática de tipologias, técnicas, posturas e gestualidades, nas suas especificidades locais e regionais, a par da recolha de etnomusicologia.

      Da sua produção etnográfica destacam-se as obras Danças do Povo Português (1961) e Danças Populares Portuguesas (1982), referentes à identificação, recolha e registo das danças tradicionais em Portugal, suas origens e distribuição regional, bem como, de brincadeiras e jogos bailados. Foi autor de Alguns aspetos originais das danças e canções tradicionais da Nazaré (1985), Guia de Recolha de danças populares (1985), Monografias de Dança Folclórica da Europa. Consagrou igualmente à temática do teatro popular várias publicações, das quais se destaca o estudo O Teatro Popular Tradicional Português.

      Realizou investigação etnográfica nas ex-colónias do ultramar português, da qual resultaram os artigos de sua autoria: O Teatro Popular de São Tomé e Príncipe; O Tchiloli – Teatro Clássico Popular de São Tomé e Príncipe; Introdução ao Estudo das Danças Populares de Cabo Verde: tentativa de compreensão de um fenómeno de cultura luso-tropical (1961); Introdução ao estudo das danças da África Portuguesa.

      No âmbito da sua atividade etnográfica participou em júris de vários festivais e concursos internacionais de dança popular, dedicando-se sobretudo à qualificação de agrupamentos folclóricos, tendo sido diretor do Gabinete de Etnografia e Folclore do INATEL (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, sucessor da Federação Nacional para a Alegria no Trabalho).

      Foi produtor e autor de Programas de Rádio sobre Dança e Folclore (na Rádio Televisão Portuguesa e na Radiodifusão Portuguesa), contribuindo para a promoção e divulgação do reportório musical popular português. Integrou várias comissões técnicas do CIOFF e colaborou com o Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa nas áreas de Antropologia da Dança e Antropologia do Teatro. O seu percurso mereceu-lhe as mais nobres distinções honoríficas, nacionais e internacionais, tendo sido homenageado como Comendador da Ordem de Mérito, Doutor Honoris Causa pela Université de la Danse (Paris), distinguido com a Medalha de Cultura e Arte do Conselho Brasileiro da Dança, e foi nomeado Observador Técnico nas Reuniões Internacionais do CIOFF e do Instituto de Cultura Popular da Hungria.


      Nota bibliográfica elaborada pelo DPI/IMC com base na seguinte bibliografia:

      AA.VV., “RIBAS (Tomás)”, Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol.25, Lisboa, Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia, Lda., 516.

      Pereira, Benjamim Enes, 2009 [1965], Bibliografia Analítica de Etnografia Portuguesa (edição em formato electrónico), Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação.

Secretário de Estado da Cultura Direção-Geral do Património Cultural
Logo Por Lisboa Logo QREN Logo FEDER