Ficha de Investigador

CORREIA, Vergílio

  • Denominação: CORREIA, Vergílio
  • Nascimento: Régua,19/10/1888
  • Óbito: Coimbra,03/03/1944
  • Biografia:
    • Vergílio Correia Pinto da Fonseca, nasceu na Régua, a 19 de outubro de 1888, e morreu em Coimbra a 3 de março de 1944. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra (1911) e doutorado em Letras (1935) pela mesma instituição, desenvolveu atividade como historiador de arte, arqueólogo e etnógrafo.

      Entre 1912 a 1916, foi Conservador do Museu Etnológico Português, consolidando os seus interesses pelas ciências arqueológica e etnográfica sob a orientação de José Leite de Vasconcelos. Em 1916 integrou o Museu Nacional de Arte Antiga, onde permaneceu até 1921, data a partir da qual se dedicou à docência na Universidade de Coimbra, sucedendo a Teixeira de Carvalho, nas disciplinas de História de Arte e de Arqueologia. Simultaneamente, em 1929, conciliando as suas tendências dominantes para a Estética e História de Arte assumiu o cargo de diretor do Museu Nacional Machado de Castro, assumindo ainda as funções de diretor da Brigada do Centro de Inventário Artístico Nacional da Academia Nacional de Belas Artes.

      A sua morte, em 1944, interrompeu um percurso de notoriedade indissociável do Inventário Artístico do Distrito de Coimbra (que seria postumamente editado pela Academia Nacional de Belas Artes, em 1947) e das escavações arqueológicas do Oppidum de Conímbriga, a par dos seus contributos para o estudo da etnografia portuguesa.

      No domínio etnográfico, o seu trabalho destacou-se pelos estudos relativos à arte popular. Desenvolveu parte fundamental da sua produção etnográfica sensivelmente entre o período de 1912 e o início dos anos 20, privilegiando o estudo da arte ornamental alentejana considerada, por si, a região por excelência desta expressão popular. A sua investigação incluiu o registo e caracterização dos principais meios de produção e técnicas tradicionais numa tentativa de classificação tipológica das suas principais manifestações. O essencial da sua obra está reunido no volume Etnografia Artística (Notas de Etnografia Portuguesa e Italiana) , de 1916 (2.ªed., 1937), centrando-se numa análise dos objetos populares e a exaltação estética e ornamental da arte popular. A sua contribuição mais significativa prende-se com o estudo teórico que publicou em 1915 (em três fascículos) na revista Águia, intitulado Arte Popular Portuguesa, representando uma primeira análise de sistematização deste domínio de investigação no âmbito da Etnografia e Antropologia Portuguesa, que antecede os discursos de folclorização associada à Propaganda do Estado Novo.

      Entre 1916 e 1927, Vergílio Correia fundou e dirigiu, com a colaboração de Sebastião Pessanha e de Alberto de Sousa, a revista Terra Portuguesa, que se revelou uma das principais contribuições para o estudo da Etnografia Portuguesa no período da I República. Vergílio Correia foi também responsável pela criação da revista Arte e Arqueologia, editada de 1930 a 1933, na qual promoveu a organização dos catálogos de Ourivesaria, Faiança, Tecidos e Bordados (em colaboração com António Nogueira Gonçalves). Entre 1938 a 1944 foi diretor do Diário de Coimbra, publicação na qual consagrou algum destaque à etnografia portuguesa. Nos anos 40, colaborou na publicação coletiva Vida e Arte do Povo Português, na qual publicou o artigo O Carro Rural, representando uma das suas últimas contribuições neste domínio científico.


      Nota bibliográfica elaborada pelo DPI/IMC com base na seguinte bibliografia:

      ALMEIDA, Fernando de, 1971, “Vergílio Correia”, Separata das Actas do II Congresso Nacional de Arqueologia, Coimbra, Ministério da Educação Nacional, Junta Nacional de Educação, 25- 33.

      CARVALHO, Joaquim, 1945, “Doutor Vergílio Correia”, Separata da Revista Biblos, n. 20., Coimbra, Coimbra Editora.

      LEAL, João, 2000, Etnografias Portuguesas (1870-1970) Cultura e Identidade Nacional, Lisboa, Colecção Portugal de Perto, Publicações Dom Quixote.

      LEAL, João, 2002, “Metamorfoses da Arte Popular: Joaquim de Vasconcelos, Vergílio Correia e Ernesto de Sousa”, Etnográfica, Vol. VI (2), Lisboa, 251.

      LEAL, João, 2006, Antropologia em Portugal: Mestres, Percursos, Tradições, Lisboa, Livros Horizonte.

      PEREIRA, Benjamim Enes, 2009 [1965], Bibliografia Analítica de Etnografia Portuguesa (edição em formato electrónico), Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação.
Secretário de Estado da Cultura Direção-Geral do Património Cultural
Logo Por Lisboa Logo QREN Logo FEDER